sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Deus responde sempre



Carina Streda
Santo Ângelo/RS



Todo Homem traz dentro de si a certeza de que Deus existe.

Neste tempo de tantas tribulações em que vivemos, o que mais necessitamos é ligarmo-nos a Deus. Os Espíritos orientam que deveríamos dedicar alguns minutos a meditação e a prece, no início do nosso dia, agradecendo a Deus pela oportunidade de estar no corpo físico, pedindo forças e auxílio para bem encarar as dificuldades e cumprir nossos compromissos, e à noite, antes do repouso, para analisarmos tudo o que fizemos no dia, percebendo nossos erros e acertos.

Essa prática torna o homem mais forte, porque no momento em que fugimos por alguns minutos da correria do nosso dia-a-dia para serenarmos o pensamento, analisarmos nossas atitudes e refletirmos sobre a vida, nós permitimos que os amigos espirituais nos intuam e nos assistam.

O Cristo assegurou: “Pedi, e se vos dará! Buscai e achareis! Batei à porta e se vos abrirá!”[1]

Deus conhece todas as nossas reais necessidades antes que peçamos a Ele providencias. Mesmo assim, quantas vezes nos sentimos insatisfeitos com a vida? Nascemos na família certa, com o corpo minuciosamente preparado para atender nossas necessidades, com um plano de vida traçado para que possamos reparar erros, avançarmos.

Mas, quando encarnamos, esquecemos da nossa vida espiritual e passamos a ver as nossas necessidades do ponto de vista material. Muitas vezes fixamos toda nossa atenção nesses desejos, e acabamos fazendo deles condição para nossa felicidade.

Na verdade nós estamos sempre querendo mais. Se desejamos chegar a um determinado ponto, quando lá chegamos vemos que queremos mesmo é chegar mais adiante. É graças a esse sentimento que evoluímos. Mas esse sentimento não pode prorrogar nossa felicidade, impossibilitando-nos a felicidade hoje.

Quando estamos em dúvida sobre qual atitude tomar, qual caminho percorrer, se pedirmos a Deus que ilumine nossa consciência, seremos atendidos. Nessas circunstâncias, deveríamos sempre pedir socorro a Deus. É para intuir-nos e auxiliar-nos nas decisões de nosso dia-a-dia que Deus permite que os espíritos amigos estejam ao nosso lado, e em especial nosso mentor espiritual, que nos acompanha e nos intui. Se, nas dificuldades, serenarmos o pensamento por alguns minutos, pensando antes de agir, abrimos espaço para receber esse auxílio.

É incontestável a máxima: “Ajuda-te que o céu te ajudará!”[2]. O que acontece, na maioria das vezes, é que esperamos sermos atendidos por um milagre sem fazer uso de nossas faculdades para alcançar nossos objetivos. De nada adianta orarmos e cruzarmos os braços esperando que as soluções caiam do céu. É necessário esforçarmo-nos, extraindo os ensinamentos e lições de todas as situações difíceis que nos são impostas.

Os Espíritos esclarecem que “Deus se ocupa com todos os seres que criou por mais pequeninos que sejam. Nada para sua bondade é destituído de valor”[3].

Tenhamos fé que Deus nos conhece, nos ama, ouve as nossas preces e acima de tudo: confiemos na sua justiça.

Procuremos entender as respostas de Deus, mesmo quando diferem de nossos pedidos específicos, e aceitar seus sábios desígnios, pois é só através da fé e do trabalho que ultrapassaremos os obstáculos do caminho e chegaremos a nossa meta que é a perfeita felicidade.





[1] KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XXV. FEB, 2002.
[2] KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XXV. FEB, 2002.
[3] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão n 963. FEB, 2003.