domingo, 19 de agosto de 2012

Queres ser feliz?



 Crianças do Butão, país em que se mede o índice de Felicidade Interna Bruta


Vinícius Lousada


Transforma, dessa maneira, os estímulos afligentes em contribuição positiva, não sofrendo, não se lamentando, não desistindo. - Joanna de Ângelis[1]


         Na Terra nos encontramos envoltos em processos depurativos, em conformidade com a nossa condição espiritual, que segundo Kardec, ainda é de Espíritos imperfeitos[2].
         Espíritos imperfeitos - somos aqueles que nos deixamos dominar pelas más inclinações, fomentadas por nossas escolhas movidas pelos vícios e pelo egoísmo.
         Logo, enfrentamos duras provas que nos guindam ao progresso e recolhemos lutas expiatórias no caminho pessoal, outrora plantadas mediante nossos equívocos, que nos desafiam na presente reencarnação.
         Ninguém se iluda, no plano terrestre todos nós sofremos. Contudo, saber passar as experiências provacionais e expiatórias com resignação ativa é a porta da felicidade que nasce da renovação do Espírito.
         No curso de tua existência, não podes deixar de te perguntar se queres mesmo ser feliz.
         Medita demoradamente nisso.
         Procura perceber quais são tuas ideias sobre felicidade.
         Há quem creia que ser feliz seja tudo ter e gozar. Para outros, felicidade é suposta ascensão espiritual conquistada na fuga do mundo.
         Entretanto, os Guias Maiores apontaram para Kardec que felicidade é a posse do necessário[3], no campo material, e consciência tranquila, no campo moral, como decorrência do atendimento de nossos deveres.
         Queres ser feliz? Não sintas pena de ti mesmo, nem tampouco reclames da vida sem parar. Certamente as vivências exigentes do momento podem ser vistas de outro prisma, num olhar mais espiritual.
         Aposta na tua felicidade transformando a crise de agora, nascida no hoje descuidado ou em um ontem – mergulhado no olvido das Leis Morais da Vida – em oportunidade de crescimento.
         Modifica o que podes, fazendo uso de tua inteligência aliada à sensibilidade e, observando a recomendação da benfeitora espiritual na epígrafe, não desistas de ser feliz hoje mesmo.


[1] FRANCO, Divaldo. Momentos de Saúde. (Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis). Salvador/BA: LEAL, 2001, p. 17.
[2] O Livro dos Espíritos. questão 101.
[3] O Livro dos Espíritos. Questão 922.